segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bela Emília (Plumbago capensis)





 Esta flor me traz recordações da minha infância : Minha avó paterna tinha, em seu quintal, um cercado onde ela plantava suas flores preferidas e suas ervas aromáticas. O cercado era para proteger as plantas do ataque dos animais domésticos que ela criava. Em seu pequeno jardim, duas flores ficaram gravadas em minha memória, a touceira de bela Emília que ela chamava de jasmim nuvem e a rosa Amélia


Ontem passando por uma rua de meu bairro me surpreendi com a forma como a bela Emília foi usada no jardim: fazia as vezes de uma trepadeira que, esparramada, cobria todo o muro do jardim. Resolvi pesquisar e descobri que, realmente, elas podem se comportar como trepadeiras dependendo de como o jardineiro a conduza.


Ela é um arbusto semi-lenhoso, ereto, muito ramificado, com numerosas brotações na base, com 1 a 2 metros de altura, de florescimento intenso e decorativo, com inflorescências curtas e flores azuis de tubo longo.


Originário da África, o plumbago tolera climas temperados de montanha, campo ou a beira-mar. No entanto, precisa ser plantado a pleno sol em terra bem adubada. Não é sujeito a pragas e floresce praticamente o ano todo podendo chegar até dois metros de altura nos climas mais frescos.


Algumas espécies:

  • Plumbago aphylla
  • Plumbago auriculata
  • Plumbago europaea
  • Plumbago indica
  • Plumbago pulchella
  • Plumbago scandens
  • Plumbago wissii
  • Plumbago zeylanica
  • Plumbago Capensis
Classificação científica:


Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe : Magnoliopsida
ordem : Caryophyllales
Família : Plumbaginaceae
Gênero : Plumbago


Fonte : Wikipédia
Fonte das fotos pela ordem em que aparecem: http://www.gardensandplants.com/uk/plant.aspx?plant_id=2571
http://bbel.uol.com.br/decoracao/post/plumbago.aspx
 http://www.plantes-et-jardins.com/catalogue/catalogue4.asp?id_variations=13737
http://www.towardsoneworld.eu/toowRedEssE10.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário